fbpx

Novas tecnologias no ramo de seguros

Novas tecnologias, de inteligência artificial a big data, estão prontas para transformar o setor de seguros. Isso não é surpresa, já que o seguro naturalmente baseia-se em dados, TI e inteligência. Os desenvolvimentos mais fascinantes (e potencialmente disruptivos) estão na intersecção de novas tecnologias, onde se combinam para oferecer propostas de valor novas, integradas e diversificadas. Isso é emocionante para os consumidores de seguros, pois apresenta a possibilidade de uma proposta de seguro de ponta a ponta que cobre tudo, desde proteção contra riscos até aconselhamento, prevenção e uma gama mais ampla de serviços. Depois, há a tendência das empresas de insurtech se conectarem às infraestruturas de seguros existentes, aproveitando as bases de clientes e conjuntos de dados das operadoras tradicionais, oferecendo-lhes novas oportunidades de negócios. As companhias antigas e novas já estão se preparando para e iminente ruptura que o mercado de seguros irá sofrer em breve.

Mas e na prática, o que isso vai mudar na vida do cliente final? Imagine que de maneira simples, através do smartphone, ele poderá recriar visualmente a cena do sinistro ao invés de ficar repetindo detalhes da história seguidas vezes. Já está em teste um mecanismo que utiliza a inteligência artificial intuitiva para reproduzir um panorama de incidentes de seguro, com a capacidade de soltá-los no Google Maps e criar uma imagem do que aconteceu.

Podemos ressaltar também o avanço nas tecnologias que envolvem a precificação dos riscos. Quantificar riscos complexos em tempo real, ingerindo dados em tempo real de várias fontes, resultando em uma compreensão imediata. A junção desses dados inovadores possibilita uma vantagem de mercado e resulta em ganho para o cliente final, que terá melhores preços e serviços.

Sabemos que se as seguradoras estão investindo tempo, capacidades e recursos para implementar novas tecnologias em seus negócios, é porque esperam colher grandes recompensas. E quem sai ganhando com isso é o cliente final.

Referências: https://insuranceblog.accenture.com/the-ultimate-guide-to-insurance-ecosystems

Toth Corretora de Seguros